terça-feira, 5 de março de 2013

Drenagem Linfática Campo Grande MS


Drenagem Linfática
O QUE É:
drenagem linfática manual é um método de massagem altamente especializado, realizado com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Ela drena os líquidos acumulados, melhorando a circulação e a oxigenação dos tecidos.
As manobras de drenagem linfática exercem influência sobre algumas estruturas e funções biológicas, direta e indiretamente, tais como:

- Estimula a contração da musculatura lisa dos vasos linfáticos;
- Aumenta a velocidade de transporte da linfa;
- Aumenta a capacidade de processamento da linfa no interior dos gânglios linfáticos;
- Melhoram as condições de absorção intestinal;
- Melhora a atuação do sistema nervoso vegetativo;
- Aumenta a captação de oxigênio pelos tecidos;
- Fornece a nutrição celular pelo maior aporte sangüíneo;
- Elimina os produtos finais resultantes do metabolismo tecidual;
- Aumenta a absorção dos nutrientes e princípios ativos através do trato digestivo;
- Aumenta a quantidade de líquidos a serem eliminados.

Em conseqüência de todos estes fenômenos temos:
- Aumento do grau de hidratação e nutrição da célula;
- Aumento da velocidade de cicatrização de ferimentos pelo aumento da vascularização arterial e venosa
- Aumento da capacidade de absorção de hematomas e equimoses;
- Melhora do retorno de sensibilidade em cirurgias plásticas;
- Diminuição de retenção de líquido nos tecidos prevenindo a formação de celulite;
- Produz relaxamento.
PRINCIPAIS INDICAÇÕES:
- Inchaço (linfedema);
- Celulite, gordura localizada e perda de medidas;
- Eliminação de toxinas através do suor ou urina;
- Edema pós-operatório cirúrgico e pós-traumáticos;
- Problemas circulatórios, varizes e pernas cansadas;
- Retenção de líquidos;
- Sinusite, rinite e otite;
- Bem estar geral e relaxamento total;
- Inchaço da gravidez;
- Síndrome pré-menstrual (TPM);
- Enxaquecas;
- Artrose, artrite e gota, tendinite;
- Envelhecimento cutâneo;
- Intestino preguiçoso (constipação intestinal)
COMO É REALIZADO:
Com movimentos leves, rítmicos e unidirecionais com ou a utilização de cremes deslizantes, seu movimento é constante e lento com duração de dois segundos cada movimento, que se repete de cinco a sete vezes consecutivas.
DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO:
Cerca de 40 a 45 minutos.
GARANTIA DO RESULTADO:
Imediato. Se observa a melhora da pele, e cada cliente tera sua ficha onde será marcado as medidas antes e depois de cada sessão. Vária de pessoa pra pessoa a quantidade de perda de medidas, que pode ser de 3cm a 18cm por área.
TEMPO DE RECUPERAÇÃO:
Imediato. A drenagem linfática manual não causa dor ou hematomas, fazendo com que a rotina do paciente não seja alterada.
CONTRA-INDICAÇÕES:
- Trombose venosa profunda;
- Infecção aguda, câncer;
- Neoplasias malignas e diagnosticadas em atividade;
- Insuficiência cardíaca congestiva (descompensada);
- Arteriosclerose em processo avançado;
DURAÇÃO DO TRATAMENTO:
O número de sessões varia de caso a caso, mas em média, são necessárias de 10 a 20 sessões, 2 a 3 vezes por semana.



História:
O método de drenagem linfática manual surgiu em Paris, em 1932 e foi desenvolvido pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder que trabalhava junto com sua esposa, na Riviera Francesa, por isso, é muito mais popular na Europa que no Brasil.
É um método de massagem altamente especializado, portanto, só deve ser realizado por profissionais que conheçam verdadeiramente anatomia e fisiologia do sistema linfático.
A Drenagem Linfática não dói; uma pressão que cause dor pode romper vasos e formar hematomas, trazendo complicações para o quadro da paciente. Outro detalhe importante é que os capilares linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e acima dos músculos, portanto não existe “Drenagem Linfática Profunda”, isto é propaganda falsa.
Uma Drenagem Linfática bem empregada pode combater um dos maiores inimigos da mulher: a celulite.
O que é:
A massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas, relaxantes  e precisas, visando otimizar as funções do sistema linfático que é uma via secundária de acesso, em que líquidos, proteínas e pequenas células são devolvidas ao sistema venoso.
As manobras são realizadas com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo, sempre no sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direção ao corpo, ajudando os líquidos a seguirem o caminho linfático. Além de transportar o líquido intersticial, proteínas e gorduras, a drenagem contribui com o sistema imunológico.
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de maneira mais eficiente, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas.
A linfa é um líquido que faz parte de nosso sangue, e é caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter água, substâncias orgânicas e inorgânicas, micro-organismos, resíduos e toxinas resultantes do nosso metabolismo.
Esta massagem pode ser feita de forma manual, mecânica ou por meio de uma modalidade mais recente, a eletroestimulação. Particularmente, utilizo apenas a Drenagem Linfática Manual, pois somente com as mãos, conseguimos respeitar a fisiologia do sistema linfático e a anatomia de cada corpo individualmente, além de proporcionar ao terapeuta, observar presença de nódulos, regiões com maior acúmulo de líquido e dar maior atenção a estas regiões.
A manobra pode ser realizada no corpo todo, quando o intuito e prevenir e tratar quadros simples de retenção de líquido e relaxar, ou apenas na região que necessita tratamento. Trabalhando o corpo todo, ou apenas uma região específica, todo o corpo será beneficiado, uma vez que a estimulação dos gânglios libera o ducto principal.
Como funciona:
De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, movimentos combinados e pressão em bracelete. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa.
Os movimentos da massagem seguem o trajeto dos vasos linfáticos, o que melhora as funções essenciais do sistema venoso e linfático. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos com objetivo de movimentar a linfa (nos capilares linfáticos, esse líquido passa a se chamar linfa em direção aos gânglios). Esta prática melhora a circulação sanguínea, eliminando a retenção de líquido e por isso, é recomendada no tratamento de celulite.
A estimulação da circulação linfática ajuda o corpo a eliminar toxinas e auxilia na nutrição dos tecidos. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do acúmulo de líquidos fora das células.
Efeitos:
A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos e resíduos metabólicos acumulados entre as células, direcionando-os aos capilares linfáticos, por meio de movimentos específicos, para que sejam filtrados e reintegrados à corrente sanguínea.
Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite  e melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
Indicações e Benefícios:
  • Insuficiência cardíaca;
  • Elefantíase;
  • Pós cirúrgico;
  • Perda de tônus da pele;
  • Cólicas menstruais;
  • Dores nas pernas e sensação de peso em gestantes;
  • Prevenção contra a celulite e aliada no tratamento das estrias;
  • Elimina toxinas evitando a formação de nódulos linfáticos;
  • Elimina o líquido acumulado nos tecidos que causam inchaço e edema;
  • Acelera a recuperação do organismo depois de uma intervenção cirúrgica;
  • Evita fibrose;
  • Atenua as cicatrizes (quando feita após a cirurgia);
  • Melhora o metabolismo;
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Aumenta a nutrição e oxigenação tecidual e circulação linfática;
  • Auxilia a minimizar os hematomas.
Regeneração dos Tecidos:
A Drenagem Linfática Manual é recomendada para o desaparecimento de inúmeras formas de edemas como, por exemplo, edemas pós-operatórios; o edema do braço depois de uma mastectomia; assim como os edemas pós-traumáticos, como os que aparecem quando se faz uma fratura. A massagem estimula o processo imunológico, aumentando na zona cortical dos gânglios linfáticos, a produção de linfócitos, cujo núcleo tem a função de nutrir e regenerar os tecidos. Este fenômeno foi observado em úlceras varicosas, osteoporoses, enxertos de órgãos e celulites.
Efeito relaxante:
A Drenagem Linfática Manual exerce uma ação tranquilizante e relaxante. A maioria dos pacientes relata sentir que os seus músculos se relaxam e as suas pálpebras pesam, junto a uma sensação de tranquilidade.
Também é comum sentir vontade de urinar com mais frequência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita, pois estimula o funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina.
Combate a celulite:
Uma dieta rica em sal e gordura; alterações hormonais; problemas circulatórios; processos inflamatórios; roupa apertada; sedentarismo, cigarro, estresse, dentre outros fatores, podem causar retenção de líquido. Assim, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de liquido que não consegue reabsorver, o que acarreta na má oxigenação tecidual, ocasionando a celulite. A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido.
Contraindicações:
Praticamente todas as pessoas podem se beneficiar com a Drenagem Linfática, não é necessário  estar com algum problema.
A Drenagem Linfática somente possui contraindicação absoluta em casos de febre; trombose venosa profunda; infecções agudas; abscesso; nódulos não identificados; alterações cardíacas recentes ou descompensadas e quando existe a suspeita ou se está em tratamento de câncer.
Pessoas cardíacas ou com a pressão alta possuem contraindicações relativas, e o caso deverá ser avaliado durante a anamnese, por isso é tão importante procurar um profissional qualificado.
É muito indicado para gestante. Elas podem receber a massagem a partir do terceiro mês de gestação, apresentando o pedido médico.

Drenagem Linfática é sinônimo de qualidade de vida, pois além de todas as indicações já citadas, ajuda a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos e aumenta a eliminação de toxinas por diurese.

VENHA EXPERIMENTAR!
Fonte:


 O que é a drenagem linfática




É uma técnica de Massagem (descoberta por Vodder) especializada que estimula a movimentação da corrente dos vasos linfáticos favorecendo a drenagem do tecido conjuntivo e agindo sobre os diversos sistemas, promovendo o equilíbrio das funções e harmonia estética do corpo. Atua também beneficamente nos casos de fadiga muscular e retenção de líquidos, sendo utilizada dentro da medicina e indicada por Nutricionistas, além da estética, indicada para TPM, edemas, pré e pós-cirúrgico (inclusive plástica), celulite, entre outros. Facial, indicada para pacientes com acne, rosácea, cirurgia plástica, sinusite, edemas oculares, e principalmente para rejuvenescimento.
Para Gestantes Drenagem linfática é o tratamento estético mais indicado para a gestante. É uma massagem suave e lenta, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, que aparecem principalmente no primeiro e no último trimestre. Uma vez autorizadas pelo obstetra, as sessões de drenagem linfática podem ter início logo nas primeiras semanas de gestação, quando a mulher já começa a perceber mudanças no corpo e no comportamento. São indicadas até duas sessões por semana. A drenagem linfática previne e trata as complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insónia, constipação intestinal e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante. 



É normal sentir dor durante a Drenagem Linfática?

Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos acumulados entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los se movimentar para que sejam eliminados.
A massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, uma vez que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. A idéia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar. O que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis e causar um pouco de desconforto em alguns momentos.

Porque é necessária a “abertura” dos linfonodos?

Os linfonodos fazem parte do sistema imunológico por sua capacidade de produzir grande quantidade de linfócitos (células de defesa), atuando assim como filtros da linfa, impedindo que resíduos cheguem ao sangue. Eles regulam a concentração proteica da linfa e permitem certo depósito da mesma, devido a existência de espaços vazios no seu interior, por isso devem ser sempre manipulados na Drenagem Linfática Manual, exceto quando se encontram dolorosos e maiores.

É verdade que não se deve fazer massagem todos os dias? Porquê?

Sim, é verdade. Não devemos fazer massagem todos os dias, pois temos que dar um tempo para o organismo se recuperar obtendo uma melhor resposta ao tratamento.

Qual a diferença entre uma massagem modeladora e uma Drenagem Linfática?

A Massagem modeladora é realizada com maior pressão, pois tem como finalidade alcançar a camada de tecido adiposo (gordura) e modelá-la. A Drenagem Linfática é uma massagem mais leve com a finalidade de tirar do organismo o excesso de toxinas e líquido acumulados.

A drenagem linfática profunda é capaz de modelar o corpo? Qual a diferença entre ela e a modeladora?

Não existe drenagem linfática profunda. A Drenagem linfática é um estímulo ao sistema linfático e só existe uma maneira de fazê-lo: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais. Muita gente confunde drenagem linfática com massagem modeladora, executada com maior pressão das mãos para trabalhar os nódulos celulíticos e porções degordura localizada e que pode, inclusive, deixar o corpo roxo.

A massagem deixa a gente roxo?

A verdadeira Drenagem Linfática é suave, e o surgimento de hematomas indica que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos. Estímulos agressivos não aumentam o efeito da drenagem, pelo contrário, faz com que mais líquido seja extravasado para o meio extra celular.

Qual o resultado da massagem em um mês?

A resposta de cada organismo frente ao tratamento é diferenciada e o ambiente externo também interfere, tais como atividade física e alimentação balanceada.

Por que trabalhar a linfa é tão importante?

A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna. Ela também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.
Como a linfa se desloca sempre numa mesma direção, ela depende de forças externas, tais como a gravidade, as manobras de massagem, além das forças internas (como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios) para circular bem.  Com a massagem favorecemos o seu deslocamento.

A drenagem funciona sozinha?

Depende do que se espera do tratamento. Para reduzir a retenção líquida e favorecer a eliminação de toxinas, a drenagem oferece bons resultados. Para quadros de celulite  e gordura localizada mais graves, assim como resultados duradouros, é necessário associar o tratamento a mudança de hábitos alimentares, atividade física e fitoterapia.

Como a drenagem combate a celulite?

Uma dieta rica em sal e gordura; alterações hormonais; problemas circulatórios; processos inflamatórios; roupa apertada; sedentarismo, cigarro, estresse, dentre outros fatores, podem causar retenção de líquido. Assim, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de liquido que não consegue reabsorver, o que acarreta má oxigenação tecidual, ocasionando a celulite. A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido.

E a gordura?

Quando bem feita, a drenagem diminui a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote, além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

E contra a flacidez, existe algum resultado efetivo?

Alguns profissionais defendem que ela não tem ação sobre a flacidez; outros, que ela melhora um pouco a aparência da pele, pois está produzindo um tecido mais bem nutrido, mas ela não recupera a flacidez já existente, ela facilita a oxigenação local e a organização das células e fibras de sustentação.

Há a necessidade do uso de um creme para a massagem? Por quê?

Existem várias linhas de aplicação para a drenagem linfática. A técnica Leduc, uma das mais utilizadas, abre mão de cremes e recorre apenas aos movimentos suaves. Outros métodos usam cremes para melhorar o deslizamento das mãos.


Fonte:




Nenhum comentário:

Postar um comentário